Segunda etapa da coleta de dados do Censo Escolar já está disponível

O Módulo Situação do Aluno, que corresponde à segunda etapa do Censo Escolar 2018, começou nesta segunda-feira, 4 de fevereiro. Os dados declarados neste módulo são referentes ao final do ano letivo de 2018 e devem ter como base os registros administrativos e acadêmicos de cada escola: ficha de matrícula; diário de classe; livro de frequência; sistemas eletrônicos de acompanhamento; entre outros. O Módulo reúne informações sobre movimento e rendimento dos alunos, utilizados para o cálculo das taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar, fundamentais para a implementação das políticas públicas e para o conhecimento da realidade escolar. O prazo final para a coleta de dados termina em 20 de março.

A coleta de dados do Censo Escolar é realizada exclusivamente pelo Sistema Educacenso. Após o fim do prazo de coleta é aberto o período para conferência e correção dos dados informados, que vai de 1º a 15 de abril. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará os resultados finais dessa etapa em 10 de maio.

Censo Escolar – Principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A coleta de dados do Censo Escolar tem caráter declaratório e é dividida em duas etapas. A primeira etapa consiste no preenchimento da Matrícula Inicial, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. A segunda etapa ocorre com o preenchimento de informações sobre a Situação do Aluno, e considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo.

FONTE: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/6382614

Mais em Educação

Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Prefeitura Municipal de Sambaíba

PREFEITURA MUNICIPAL DE SAMBAíBA

Endereço: PRAÇA JOSÉ DO EGITO COELHO, Nº 200 \ CENTRO \ SAMBAÍBA - MA \ CEP: 65830000

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira das 08:00 às 13:00